Influência do alongamento sobre a força muscular: Uma breve revisão sobre as possíveis causas

19 08 2009

Atenção alunos da disciplina Fisiologia Humana”, o link abaixo o levará a página que contém o link para o segundo texto a ser trabalhado neste semestre. Ao acessar o site, você deverá rolar a página até o fim (embaixo), na parte de Artigos de Revisão.   Acesse o texto clicando em “Texto completo – PDF”.

Leia e faça uma reflexão, para posterior discussão em sala de aula.

Ps: O link dará acesso a página do periódico que contém o texto.  Ao acessar o site, vá  até o final da página  que você encontrará o texto na seção “artigos de Revisão”

Link: http://www.rbcdh.ufsc.br/MostraEdicao.do?edicao=30

Obs: O texto está em PDF.  Para lê-lo, você deverá ter em seu computador o programa Acrobat Reader ou similar.  Caso não o possua, acesso o link  http://get.adobe.com/br/reader/ e faça o download.

Anúncios

Ações

Information

8 responses

21 08 2009
Larissa Pâmela

O teinamento de flexibilidade por meio de exercícios de alongamento aumentam efetivamente a amplitude de movimento, contibuindo para a qualidade de vida, porém estudos demosntram que alongamento estático pré e pós exercícios não traz benefícios ao praticante. O alongamento pré-exercício pode causar lesões musculares e atrapalhar o desempenho nas atividades intensas, já o alongamento pós-exercícios não evita a dor muscular tardia e pode também lesionar o músculo já fatigado. A flexibilidade é muito importante, porém deve ser trabalhada em aulas específicas para este fim.
Então antes de uma atividade intensa, o recomendável é a pratica de um aquecimento, pois este sim é importante para evitar que ocorram anormalidade na capacidade ventricular do coração..

21 08 2009
sandrodesouza

Muito bom Larissa. A sua colocação está certa e encontra subsídios científicos. Para melhorar o debate sobre o tema, é interessante disponibilizarmos as fontes consultadas.

Sandro de Souza

21 08 2009
23 08 2009
sandrodesouza

Ok Larissa. Acessei os sites indicados por você. Porém, como futuros profissionais, principalmente em uma área tão importante como a saúde, precisamos ter cuidados com alguns sites. Profissionais devem ler revistas científicas na sua área. Informações em sites particulares, criados e organizados por pessoas ou entidades que não possuem crédito ou uma revisão editorial. Geralmente são sites destinados a pessoas leigas. Sugiro os links que estão disponíveis em nossa página. Os portais científicos como o Scielo, Bireme, LILACS, PubMed entre outros, são ótimas fontes de referência. Dê uma olhada. Navegar é preciso, mas por caminhos científicos e seguros! Até mais!

26 08 2009
Carmen Guinle

Sandro não consegui acessar o texto sobre o alongamento.Nos vemos sab.

27 08 2009
sandrodesouza

Carmen, para acessar o texto basta clicar no link que está disponível. Caso você não consiga abri-lo, provavelmente não possui o programa necessário para a leitura do texto, que neste caso é o Acrobat Reader. para baixar este programa, acesse o link que também está disponível. Após a instalação do programa, você poderá então ler o texto.

Tudo de bom

4 09 2009
Beatriz Soares

Olá professor,conseguí abrir e imprimir todos os artigos tanto de Fisiologia do exercício,quanto o artigo da última aula de fisiologia humana e o artigo de estudos independentes(TDE),só não conseguí abrir o artigo acima justamente esse que agora me faz necessário para fazer o resumo que vc pediu,o link não abre…O q eu faço?

4 09 2009
sandrodesouza

Olá Beatriz.
Copie o link que está disponível, após abra uma nova janela do seu navegador e cole na barra de endereço. Quando a página abrir, vá até o final e você encontrará o texto. Selecione “Texto completo PDF”

Se não conseguir, entre em contato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: