Fale comigo!

Obrigado por visitarem o meu Blog.  Este espaço é destinado a troca de informações científicas sobre Fitness, Sports e Performance.  Fiquem a vontade.  Posts mal educados serão excluídos.

Sandro de Souza

Quem é o Prof. Sandro?

Mestre em Ciências da Atividade Física –  UNIVERSO

Especialista em Treinamento Desportivo – UFRJ

Graduado em Educação Física – Licenciatura Plena

Docente da Universidade Salgado de Oliveira – Niterói/RJ

Tutor de EaD da Universidade do Triângulo

Pesquisador convidado  LAFEE-A – UFF

Membro da Sociedade Brasileira de Hipertensão

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51 responses

26 02 2010
vitor Morelli

Bom dia Sandro, acho que a idéia do blog foi muito boa , pois acaba sendo mais um recurso para tirar duvidas e ficar atento a cursos e apostilas, estou voltando a estudar fiquei 1ano sem estudar, tem muita coisa que não lembro, mais se Deus quiser vai da tudo certo uma grande abraço e sucesso professor…
vitor morelli
Turma 20133 N

26 02 2010
sandrodesouza

Olá Vitor,
Fico feliz que tenha retornado seus estudos. Aproveite este espaço para crescer profissionalmente. Estou a disponibilidade para melhor ajudá-lo.

Um abraço

Sandro

28 02 2010
Rodolfo Botelho

Sandro, Boa Noite !

Me chamo Rodolfo Luiz, estou cursando o 3º peoriodo de educ. física na UNIVERSO (manhã) .

Assunto : isôtonicos, hipertônicos e hipotônicos.

. Eu gostaria de saber se existe alguma maneira para monitorar a concentração iônica em meu sangue após uma atividade física para que eu possa direcionar o tipo de liquido há utilizar após a mesma ?

Desde já agradeço a sua colaboração ,

Att,
Rodolfo Luiz

2 03 2010
sandrodesouza

Olá Rodolfo, bom dia!

A monitoração dos componentes existentes no sangue só pode ser feita através da coleta e análise laboratorial do mesmo. Isso dificilmente poderia ser realizado no mesmo ambiente que a pessoa se exercita. E, se pudesse ser realizada não representaria o comportamento único do seu organismo, pois é dependente da alimentação pré esforço, da intensidade e duração do esforço, das características do clima (temperatura e umidade relativa do ar), etc. Portanto, o resultado mostraria apenas a resposta aguda do exercício ora realizado e uma tendência a ser mantido caso a atividade se repita com as mesmas condições anteriores.
Desta forma, recomenda-se (de uma forma geral) o consumo de isotônicos, hipertônicos ou hipotônicos de acordo com as características agudas do exercício realizado.

um abraço

Sandro

8 03 2010
Rodolfo Botelho

Sandro, boa noite !

Obrigado por te respondido, á minha dúvida foi sanada .

Abraço,
Rodolfo Botelho

10 09 2010
Leci Bastos

Olá Sandro, Saudades! Sou sua ex-aluna da Universo. Adorei seu blog, é uma ótima idéia. Bjs!!!!!!!!!!

21 10 2010
RAFAEL

SANDRO
MUITO OBRIGADOPELO BLOG VOLTADO A NOSSOS INTERESSES
ENCONTREI TODO CONTEÚDO E INFORMAÇÔES QUE PRECISO
ABRAÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA 4º PERÍODO

21 10 2010
sandrodesouza

Olá Rafael, eu que agradeço a sua presença em meu blog. Ajude a divulgá-lo pra mim. Um abraço

24 11 2010
Carlos

Conforme orientação estou procurando a matéria pelo blog, no entanto, o que temos sobre a disciplina futsal/futebol em relação ao futebol é apenas o conteúdo sobre os fundamentos.

25 11 2010
sandrodesouza

Olá

Conforme orientação dada em sala de aula, o outro material (questionário) se encontra na seção: aprofundamento em futebol.

Att.

Sandro

3 12 2010
Eduardo Pontes

Oi professor, estou aqui para pedir que coloque meu blog na sua lista de favoritos por favor, pois acabo de criar e preciso de ajuda para divulgar seu conteúdo!!!
abraçao!!

corpoperfeitu.blogspot.com

14 01 2011
sandrodesouza

Olá Eduardo

Parabéns pela iniciativa.

Abs

Sandro de Souza

12 12 2010
Adriana Alves

Boa tarde!!
Adorei o blog nos da um ótimo material de estudo e reciclagem !

14 01 2011
sandrodesouza

Oi Adriana

Que bom que gostou. Ele foi idealizado exatamente para este fim, estudo, reciclagem e troca de informações a respeito da prática responsável de atividades físicas. Ajude-nos a divulgar.

Abs

Sandro de Souza

4 01 2011
Carlos Magno

Sandro, boa tarde!

Fui convidado pelos amigos da empresa para ajudar a montar o torneio de futebol que realizamos anualmente.

Eu conheço o sistema de eliminação simplês (mata-mata), mas não se aplica neste caso, gostaria de saber se vc tem algum material que possa me dar um suporte sobre as mais variadas formas de montar um torneio/campeonato.

Classificatória, eliminatória etc…

Grato.

14 01 2011
sandrodesouza

Olá Carlos

Há diversos livros que abordam a formação dessas tabelas. Procure os livros que abordem Oraganização esportiva. como recomendação, indico as obras do Prof. Dr. José Maurício Capinussú

Abs

Sandro de Souza

13 01 2011
Carlos Magno

Faço atividade aerobica pelo menos 3X na semana (jump + esteira), na esteira faço 3200 m em 24 minutos. Eu li apouco em outro site que para que haja queima de gordura é necessário ficar pelo menos 30 minutos em atividade aeróbica intensa. Gostaria de saber se a informações procede.

Att,

Carlos M.

14 01 2011
sandrodesouza

Olá Carlos Magno,

Obrigado por entrar no blog. A sua dúvida é realmente a dúvida de muitas pessoas que desejam perder peso. Antes de responder a sua dúvida, é importante abordarmos alguns pontos: toda atividade física é realizada por um determinado período de tempo e em uma determinada intensidade. A relação tempo x intensidade deve ser levado em consideração na hora de calcularmos o gasto calórico de determinada atividade. Um outro ponto importante é entendermos que o nosso corpo, apesar da sua grande perfeição, não possui “relógios” que marcam a partir de quanto tempo um determinado substrato começa a ser utilizado. Outro aspecto é compreendermos que o importante é o gasto calórico total da atividade, ou seja, o que se gasta durante e após o esforço. De acordo com a intensidade do esforço e o tempo em que este é realizado, os macronutrientes participam de forma diferente na formação do Pool de ATP necessários para a realização da atividade. Em atividades com elevada intensidade, o Pool de ATP é fornecido em maior quantidade pelos carboidratos, principalmente em intensidades onde o Cociente Respiratório é maior que 0,9. Quando se exercita em períodos mais longos (Acima de 20 a 30 minutos), esse estoque prévio de carboidratos é drasticamente reduzido, exigindo uma maior participação dos lipídios. Não podemos esquecer que o catabolismo completo de lipídeos é dependente de glicídeos e na falta deste, temos consideráveis formações de cetose. Outro ponto importante e entendermos que a formação de ATP a partir do lipídio ocorre primordialmente no Ciclo de krebs, no interior das mitocôndrias. Quanto maior a intensidade do esforço, maiores serão as adaptações desencadeadas na célula muscular, entre elas a formação de novas mitocôndrias e o aumento da densidade das pré existentes. Assim Carlos, podemos concluir que em intensidades elevadas o catabolismo lipídico não é muito elevado, porém, a depleção dos estoques de glicídeos durante a atividade, exigirá maior participação dos lipídeos na recuperação. Como recomendação, diria a você: procure um especialista em nutrição para lhe prescrever uma dieta equilibrada e realize atividades com intensidades elevadas pelo período que o seu condicionamento lhe permitir.

Um abraço

Sandro de Souza

9 02 2011
Danieli Gicovat

Oi sandro tudo bem?, fui sua aluna na Universo no 3ºperíodo a noite e gostaria que vc me enviasse o nome do livro que fala de atividade física (musculação ), p/ grupo especiais ( hipertensos, diabeticos…) e também me inf quando houver cursos, Obrigada

15 02 2011
sandrodesouza

Olá Daniele, tudo bem?

Tenho uma opinião muito particular sobre esse tema. Geralmente as pessoas procuram livros que sejam diretos, que abordem um determinado tema de forma bem específica. Tratando-se da prescrição de exercícios para o desenvolvimento da força muscular para grupoas especiais, entendo que o mais importante é acima de tudo conhecer os conceitos do treinamento de força de uma forma em geral, para isso indico o livro Fundamentos do Treinamento de Força Muscular, do Fleck & Kraemer, Editora ArtMed 3.ed. O próximo passo é procurar entender bem os aspectos que estão envolvidos nas diversas patologias, principalmente nas cardiopatias e nas doenças metabólicas. Assim, você terá condições de intervir de forma muito favoravel nesses indivíduos. Um outro ponto e procurar informações atualizadas principalmente em Periódicos com boas qualificações e bons fatores de impacto. O “Circulation” é um exemplo de um bom periódico sobre vários aspectos que envolvem o sistema cardio. Bom, procure em sites de editoras de livros algumas obras que possam também lhe auxiliar, exemplo: http://www.manole.com.br, http://www.artmed.com.br, http://www.grupogen.com.br, entre outras. Espero ter lhe ajudado. Um abraço Sandro de Souza

16 02 2011
Giselle

Olá Sandro, seu blog está maravilhoso espero que nesse período em que estou de licença maternidade eu possa acompanhar da melhor maneira possível todo conteúdo aplicado, já baixei alguns arquivos e estou dando uma lida, bom futebol é minha praia rs.., volto em breve para fazer minhas provas e quanto aos trabalhos eu posso faze-los e te mandar pela Jessika e Amanda. Um grande abraço sua aluna e admiradora GISELLE (GI 8º período)!

15 08 2011
Alessander Dutra

Fala Sandro, blz? Gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho estendido até na internet. Abs do seu amigo tenista e também ex aluno: Alessander Dutra.

23 09 2011
Carlos Magno

Tema: Drenagem Linfática.

Participei recentemente de uma palestra sobre Drenagem linfática e fiquei com algumas dúvidas, acho que você podera me esclarecer.

Ouvi que a gordura sai pela urina e fezes após o tratamento, e que dois meses de tratamento são suficientes para diminuir as medidas e “acabar com as dobras subcutâneas”, é correto afirmar?

Outra: Cada sessão deste tratamento equivale a 800 abdominais, é correto afirmar?

Pergunto como leigo, pois não domino o assunto.

Sem mais,

Obrigado.

Carlos Magno – Licenciado/2011.

29 02 2012
Rodolfo Luiz

Bom Dia Sandro !
Estou com uma dúvida referente ao assunto de sobrecarga :
O estimulo a músculatura terá que ser gradualmente para que o mesmo saia da homeostasia e adapte ao novo estimulo .
Este estimulo terá que ser de 2,5% a 5% podendo ser alterando a sua repetição na série ? alterando o peso ou podendo alterar uma ou outra sem problema ?
Abraço,
Rodolfo
Ed. Fisica ( noite)

29 02 2012
sandrodesouza

Olá Rodolfo

A sobrecarga deverá ser gradual, em uma faixa de estímulo que não seja débil, incapaz de provocar novas modificações, e não tão pesada que possa proporcionar uma lesão muscular. Seria complicado determinar um valor exato, pois fisiologicamente é impossível determinar tal ponto de corte. Dessa forma, Fleck e Kraemer têm sugerido uma faixa de sobrecarga. Para algumas pessoas, valores em torno de 5% de aumento são muito fortes, para outras, 2,5% já são muito fracas. O ideal é trabalhar na faixa de sobrecarga suportável para cada pessoa, não sendo necessário a variação.

1 03 2012
Rodolfo Luiz

Boa Noite Sandro !
Estou com uma dúvida ainda : Conforme a orientação de Kraemer e Fleck, eles dão o percentual para sobrecarga no peso com certa margem de segurança para um novo estímulo na musculatura. Oque eu gostaria de saber se eu poderia alterar a repetição como opção ao invés de alterar o peso ? Existe algum percentual como parâmetro ?

Mais uma vêz, muito obrigado !
Rodolfo Luiz

1 03 2012
sandrodesouza

Olá Rodolfo,

O aumento da carga é determinado a partir do momento em que o indivíduo consiga realizar de uma a duas repetições adicionais, podendo ser essa adição de carga de até 10% (ACSM). Utilizar número de repetições como parâmetro de percentual é muito complicado e não vejo como na prática tal fato poderia ser aplicado, uma vez que seria inviável em ambiente não laboratorial quantificar o quanto equivale “n” repetições em percentual. Você pode encontrar mais informações no artigo Progression Models in Resistance Training for Healthy Adult que está disponível aqui no blog e já comentei sobre ele em sala.

Abraços

Sandro

10 04 2012
Damela

Nossa!
Nâo sou sua aluna, mas agradeço muito pela boa vontade em compartilhar seu conhecimento!
Nem sempre as pessoas sao assim, querem tudo para si…
Me ajudou muito!!!
Parabens!
Deus o abençoe!
Sucesso!!!

Damela

10 04 2012
sandrodesouza

Obrigado Damela

O melhor retorno é poder compartilhar as informações e o conhecimento.
Ajude-me a divulgar nosso espaço.
Deus também lhe abençoe
Abraços

Sandro

29 06 2012
RAPHAEL

Professor Sandro,
sou aluno da UFRJ e preciso de uma orientação sua!
Você pode deixar algum e-mail seu aqui?
Agradeço desde já,
Raphael.

25 08 2012
alessandro

ola prof.sandro
fiquei bastante intrigado hoje, ja que um aluno seu comentou comigo que em sua aula vc falou que acido latico nao existe. gostaria de maiores informaçoes por favor obrigado

7 09 2012
ELENICE PEREIRA DE SOUZA

OLA PROFESSOR SOU ELENICE MORO EM PARAGUAÇU PAULISTA E GOSTARIA QUE VOCÊ ME INFORMASSE QUALQUER CURSO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE SOUBER, POIS ESTOU PRECISANDO FAZER UNS CURSOS, SE FOR POSSÍVEL NA REGIÃO DE MARÍLIA, ASSIS, BAURU.
OBRIGADO

7 09 2012
sandrodesouza

Olá Elenice
Primeiramente obrigado pela visita. A área de educação física é muito ampla, com áreas de concentração do conhecimento que vão da Educação à Fisiologia, passando pela psicomotricidade, anatomia, avaliação física, recreação, desportos, etc!!! Ficaria mais fácil para eu lhe ajudar, se você especificasse melhor. Mas de qualquer forma, uma boa oportunidade é acompanhar o Celafiscs 2012. É um excelente congresso e contempla diversas áreas. Esse ano, ocorrerá entre 04 e 06 de outubro. Para mais informações, acesse o endereço ao lado: http://www.simposiocelafiscs.org.br/

Boa sorte e sucesso!

Forte abraço

Sandro de Souza

25 10 2012
Marcio Isao Kikuchi

BOM DIA,

GOSTARIA DE FAZER UM PEGUNTA SOBRE HORMONIOS
QUAIS SAO OS MAIS INFLUENCIADOS NO EXERCICIO FISICO?

OBRIGADO SE PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO

25 10 2012
sandrodesouza

Bom dia Márcio!

Diversos hormônios sofrem influência na sua produção e/ou liberação do o exercício físico, bem como influenciam a capacidade de se exercitar. Porém, de acordo com a intensidade, volume, modo de se exercitar, ex: aeróbio (contínuo, intervalado ou fracionado) ou anaeróbio e período do dia, essa influência pode ser maior ou menor. De uma forma geral, hormônios que participam do eixo hipotalâmico sofrem grande influência (GH, ACTH, ADH, Aldosterona, cortisol, entre outros). Temos também uma influência do exercício (principalmente aeróbia) sobre a insulina e glucagon, importantes reguladores do equilíbrio glicêmico. A participação do sistema endócrino durante o exercício é vasta e exige uma análise detalhada, respeitando os diversos aspectos metodológicos citados anteriormente. Bons livros de Fisiologia, poderão ajudá-lo nessa minuciosa tarefa.

Abraços

28 10 2012
Marcio Isao Kikuchi

opa obrigado pela ajuda ..

outra coisa … podia me falar o que é hormonio anabolizantes e o que ele faz pra que serve ?

29 10 2012
sandrodesouza

Olá Marcio!
Antes de respondê-lo, é importante que saiba que os hormônios podem ser classificados em duas classes, de acordo com a sua matriz. Ou seja, alguns hormônios são constituídos a partir de colesterol, são chamados então de hormônios esteróides. Outros são constituídos de aminoácidos ou peptídeos, os chamados hormônios não-esteróides. Os hormônios esteróides, por atuarem inicialmente no núcleo celular, possuem a capacidade de iniciar e estimular o processo de síntese tecidual (proteica) e são chamados de anabolizantes, pois proporcionam o anabolismo celular (construção de células). Esses hormônios são fundamentais para a manutenção orgânica de diversas células e tecidos.

Um abraço!

Sandro de Souza

3 11 2012
Marcio Isao Kikuchi

bom dia professor

você esta me ajudando muito. obrigado

tenho uma grande duvida. Não consegui descobrir isso no livro

em qual momento do exercicio o hormonio é mais estimulado e por que ?

agradeço desde ja

3 11 2012
sandrodesouza

Olá Márcio! Bom dia!!!

Como comentado no post anterior, as respostas hormonais ao exercício dependem muito de diversos fatores, entre eles: o tipo de hormônio, a sua função, o tipo de exercício (aeróbio ou anaeróbio), características do exercício (intensidade, modo e volume), entre outros. Assim, apresentar uma resposta única não atenderia todas as necessidades. Se você me dissesse exatamente qual hormônio em questão, as coisas ficariam mais claras! Rsrsrs!!! Mas vamos pensar de forma sistémica…O exercício desencadeia uma série de respostas agudas ao organismo (alterações de pH celular, alterações de permeabilidade de membrana, modificações na osmolaridade sanguínea, necessidades nutricionais pela célula, necessidades de eliminações de metabólitos pela célula, redistribuição sanguínea, alterações de pressão arterial, frequência cardíaca, etc…etc…etc). Diversas alterações como essas irão gerar desequilíbrios momentâneos ao corpo. Tais desequilíbrios irão agir sobre os diversos sistemas, principalmente o neuroendócrino. Assim, como diversos hormônios participam da homesostase dos aspectos citados anteriormente, é de se esperar que os mesmos aumentem ou dimunuam as suas concentrações para retornar (ou tentar) o equilíbrio adequado. Por exemplo: As catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) participam do controle da frequência cardíaca, assim, durante o exercício, para atender as demandas musculoesqueléticas, precisamos de elevações de FC e PA. Assim, sob o controle do sistema nervoso autônomo, o SN simpático estimula a medula das adrenais a liberar mais catecolaminas, aumentando a concentração de adrenalina sérica e consequentemente, elevando a atuação da mesma nos receptores beta-adrenérgico do miocárdio. Mas pense sempre que o desequilíbrio irá gerar estimulos para o re-equilíbrio! É um paradoxo!!! rsrsrs…lindo!!!

Espero ter ajudado e espero ter gerado mais dúvidas ainda, pois é procurando o desconhecido que encontramos o caminho para o conhecimento!!!

Forte abraço

Sandro de Souza

5 11 2012
Marcio Isao Kikuchi

boa tarde professor,

nossa isso esta me ajudando muito e estou entendo mais sobre hormônios

O GH é um hormônio muito utilizado pelos atletas e principalmente para indivíduos que querem ter um corpo perfeito. como sabemos o uso em excesso pode causar dores de cabeça para o organismo. O GH ele tem muito efeito sobre o exercício?
E a testosterona, esse poderoso hormônio esteroide e androgênico. ele tem muita influencia no exercício? em qual parte do exercício antes durante ou depois ?

existe algum mecanismo de ação sobre os hormônios ?

8 01 2013
Caio Lacerda

Boa tarde prof. Sandro. Me formei em Ed. Fisica na UNIVERSO, fui seu aluno em algumas matérias e agora procuro uma pós em fisiologia do exercício, então resolvi entrar em contato com você, gostaria de uma sugestão, ou se existir uma previsão de pós na área sendo na UNIVERSO ou fora, gostaria das informações.

Obrigado. Caio Lacerda.

8 01 2013
sandrodesouza

Olá Caio, lembro bem de você. Como está? Bom…na verdade temos um projeto de iniciar uma pós nessa área lá na Universidade. O processo não é fácil e depende muito da procura. Mas assim que tiver alguma notícia, divulgarei aqui no Blog e na minha página do Facebook (sandrodesouza.09).

Abraços

26 10 2013
João Carlos

Obrigado pelo material sobre perimetria, curso Ciência da Computação e estou fazendo um sistema para academia no estágio, me ajudou muito! Gostaria de sugerir uma correção no Pollock 7 dobras para mulheres, na fórmula está:
DC= 1,0970 – [0,00046971 (X1) + 0,00000056 (X1)²] – [0,00012828 (X3)]

porém o correto é:
DC= 1,0970 – 0,00046971 (X1) + 0,00000056 (X1)² – 0,00012828 (X3)

Apanhei muito até descobrir que o erro era no parêntese, espero que ajude quem estiver com problema semelhante. Obrigado!

27 10 2013
sandrodesouza

Obrigado João! Farei a correção

4 02 2014
Mariana Neves

Professor Sandro, te amo!
Sou acadêmica de Fisioterapia e sempre acesso seu blog. Completa bastante o conteúdo em sala, o que facilita demais a minha vida.
Obrigada por nos repassar seus conhecimentos.

5 02 2014
sandrodesouza

Obrigado Mariana

Nosso objetivo sempre foi ajudar na formação das pessoas. Partindo desta mesma premissa, estamos sempre em formação e troca de informações, adoraria saber de você sugestões para melhorarmos nosso ambiente virtual.

Fique em paz.

9 01 2015
Joel

Olá professor, localizei um material seu na web sobre avaliação física. Sou estudante de TI e gostaria de um contato pois estou em um desenvolvimento de um software para academias e personais.
Grato,
Joel Nascimento

9 01 2015
sandrodesouza

Olá Joel, que bom. Em que posso lhe ajudar?

9 07 2015
Felippe Maia

MESTRE ,
Muito obrigado por ajudar a manter o orgulho da profissão!
Viva a ciência!

25 08 2017
Mariana

Professor, seus cursos são ótimos.. quero ter a oportunidade de participar mais vezes!!! Por isso eu peço, coloque mais datas aos domingos..
Por favor!!!

30 08 2017
sandrodesouza

Obrigado Mariana. vamos disponibilizar sim datas aos domingos. Abraços

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